A Liderança de Satya Nadella

Brynner Ferreira
2 min readSep 15, 2020

Antes de melhorar o mundo, as empresas devem melhorar os seus processos internos. O fator cultural é sem dúvidas algo que fica enraizado numa companhia, e mudá-lo não é uma tarefa fácil, ainda mais se a empresa tem mais de 40 anos e mais de 40 mil funcionários. A Microsoft precisava ser renovada para sobreviver.

“Listening was the most important thing I accomplished each day because it would build the foundation of my leadership for years to come.”
Satya Nadella

Satya Nadella, assumiu o cargo de CEO da Microsoft, em 2014, com a missão de trazer uma nova identidade para a companhia, transformar a sua cultura e obter melhores resultados para os seus investidores. Na época foi necessário ter pulso firme, pois 2 meses após assumir o novo desafio, Nadella teve que demitir 18 mil funcionários, a maior demissão já vista na companhia.

O estilo de liderar de Nadella é algo admirado pelos colaboradores. Em 6 anos de gestão conseguiu mais que triplicar seu valor de mercado, unificar departamentos que antes competiam entre si, incorporar produtos, engajar as pessoas e o mais importante foi de manter todos no mesmo propósito: “uma só Microsoft”.

A mudança cultural foi necessária para que a companhia avançasse em seus objetivos estratégicos. Nadella diz a respeito da Microsoft: ”A missão da companhia é empoderar todas as pessoas e todas as organizações no planeta para conquistar mais. Tudo o que fazemos, todo produto que construímos, toda tecnologia que incubamos. Tudo tem que ser impulsionado pela profunda sensação desta missão”.

A Microsoft é outra empresa desde a chegada de Satya Nadella, e as estratégias que ele implementou permitiram uma intensa proximidade e engajamento com a comunidade de desenvolvedores e com profissionais de TI de modo geral. Sem falar na simplicidade, empatia e humildade que ele demonstra ter, um verdadeiro líder.

--

--